Um dos cuidados iniciais com a trilha é a sinalização. A pegada amarela sobre uma base preta, ou o contrário para indicar o sentido oposto, foi escolhida como a sinalização padrão da Rede.
Conforme definição do ICMBio, para os quatro eixos regionais, os caminhos serão implementados de sul ao norte, considerando o objetivo de desenho dos traçados maiores com a perspectiva de coleção de paisagens e começando pelas unidades de conservação, com a expectativa de movimento natural de pressão dos caminhantes para a conexão dos trechos implementados e sinalizadas. Para as propriedades e comunidades ao longo do caminho, surgem oportunidades de geração de emprego e renda e o desafio da preservação, oferecendo serviços e atratividade para visitantes.
Um dos cuidados iniciais é com a sinalização da trilha. A pegada amarela sobre uma base preta, ou o contrário para indicar o sentido oposto, foi escolhida como a sinalização padrão. Tanto no sentido de facilitar a orientação do caminhante, como para melhor caracterizar a rede nacional e personalização de cada caminho regional com sua própria identidade.
Fundo preto e pegada amarela.
Fundo amarelo e pegada preta
A Torre Digital de Brasília sintetiza o melhor da arquitetura de Oscar Niemeyer. É possível apreciá-la e dela contemplar a capital sob diversos ângulos. Do mirante, avistam-se todos os pontos da capital a 120 metros do solo. Inaugurada em 2012, tem 180m de altura, possui mirante a 120m de altura e duas cúpulas de vidro, uma em cada lateral, a 80m com previsão de um restaurante e a 60m, para uma galeria para exposições.
Local: Estrada Parque Contorno, DF-001, Grande Colorado, Região Administrativa de Sobradinho/DF
Os Caminhos do Planalto Central tem como símbolo a Torre Digital no interior de uma pegada, o que associa um dos principais símbolos de Brasília com as “pegadas amarelas” do Sistema Brasileiro de Trilhas. Tal escolha considerou os seguintes elementos:
- Localizada num dos pontos mais altos do DF, vista de várias posições ao longo dos caminhos, representa, de forma simbólica, referência para orientação no percurso;
- Trata-se projeto simbólico de Oscar Niemeyer;
- Tem o formato estilizado de Flor do Cerrado;
- Do seu mirante é possível contemplar toda a região.
A sinalização das trilhas da REDE foi disciplinada em manual oficial do ICMBio e segue as melhores práticas internacionais, tendo sido elogiada por especialistas da World Trails Network como o melhor modelo em uso no mundo. Ela usa pegadas amarelas sobre fundo preto em um sentido e pegadas pretas sobre fundo amarelo no sentido inverso. As pegadas usadas pela REDE seguem o princípio básico de que a sinalização tem que ser de fácil compreensão cognitiva e mantêm o mesmo padrão em todo o território nacional, ainda que tenham latitude suficiente para que cada trilha regional adote uma variação do padrão, individualizando cada trilha e emprestando a ela uma pegada/marca própria.
This web page was designed with Mobirise template